Fale conosco agora pelo Whatsapp

Como estabelecer um Preço pela Empresa? – Parte 3

Como estabelecer um Preço pela Empresa? – Parte 3

Nos artigos anteriores, iniciamos uma sequência de publicações sobre como estabelecer um preço pela empresa. Você pode conferir clicando nos títulos abaixo:

– Parte 1

– Parte 2

Nessa sequência, vamos explicar sobre o valor do patrimônio ajustado, ou seja, o valor do patrimônio líquido a preços de mercado. Isso é possível por meio de uma reavaliação de ativos e passivos. Confira mais informações a seguir e, em caso de dúvidas ou mais informações, estamos à disposição para esclarecimentos. Boa leitura!

O Valor do Patrimônio Ajustado (Valor do Patrimônio Líquido a Preços de Mercado)

O valor do patrimônio ajustado é o valor do patrimônio líquido da empresa após uma reavaliação de seus ativos e passivos. A forma de cálculo do valor de um negócio por este método está demonstrada abaixo:

Valor do Patrimônio Líquido (+) Reavaliações (-) Contingências (=) Patrimônio Reavaliado

O importante neste tipo de avaliação (assim como na avaliação contábil, descrita anteriormente), é trabalhar com balanços auditados, ajustando os valores históricos pelos valores de mercado dos ativos e passivos e identificando os passivos contingenciais não reconhecidos.

A vantagem de se utilizar o PL ajustado pelas reavaliações em vez do PL atualizado monetariamente é que nem todas as empresas são impactadas da mesma força pela inflação (taxas e períodos de ocorrência).

A utilização de índices genéricos para todos os segmentos econômicos faz com que os valores “atualizados” não sejam capazes de transmitir a realidade da empresa sob o contexto do segmento econômico no qual está inserida.

Uma solução parcial para este problema seria a utilização de índices de reajustes setoriais, porém, tal medida não contemplaria a divergência estrutural encontrada dentro de um mesmo ramo empresarial.

Reavaliações

Os principais itens a serem reavaliados são:

  1. Títulos Mobiliários: Visando refletir os preços atuais, pois estes podem ser cotados diariamente.
  2. Estoques: Já que estes são contabilizados pelos custos de aquisição e de produção que diferem dos preços de mercado. É válido lembrar que os estoques também podem estar avariados, podem estar obsoletos e podem não ter valor de revenda.
  3. Imóveis: Pois o preço de aquisição menos a depreciação acumulada pode não representar o valor de mercado dos imóveis.
  4. Terrenos: Objetivando converter os valores históricos das aquisições em valores de mercado. Esta reavaliação se faz bastante importante quando os valores históricos registrados estão desatualizados e quando ocorreu uma valorização do imóvel (ou desvalorização), em função de condições específicas de oferta e demanda de terrenos na região, como por exemplo a valorização imobiliária.
  5. Máquinas e Equipamentos: Devem ser convertidos em valores de mercado (aquele que um comprador e um vendedor poderiam concordar em realizar uma transação), já que os efeitos da obsolescência, a defasagem tecnológica, os níveis de utilização e as condições de uso são diferentes para cada máquina, gerando divergências entre o preço corrigido de aquisição menos a depreciação acumulada e o valor de mercado dos ativos.
  6. Exigibilidades: deverão ser reavaliadas principalmente em função da existência de possíveis passivos contingenciais, como débitos trabalhistas, fiscais e tributários, multas ambientais, fundos de pensão ligados à empresa e disputas judiciais. Tais passivos podem vir a tona em algum momento do futuro, porém, relacionados a fatos passados da empresa.

A  probabilidade de ocorrência de tais passivos e o montante destes devem ser previstos na due diligence da empresa alvo. A due diligence é um tipo de auditoria, cujo objetivo é checar a veracidade dos dados contábeis, identificar possíveis contingências e problemas que possam comprometer a aquisição de uma empresa por outra ou a fusão de empresas. (UP-TO-DATE nº 402 – Cavalcante e Associados)

Quer saber mais informações sobre como estabelecer o valor da empresa e assuntos relacionados? Entre em contato conosco.

Outros conteúdos do blog
deposito judicial

Seguro Garantia de Depósitos Judiciais.
Já efetuados ou a efetuar.

Você sabia que somente na Caixa Econômica Federal, nos últimos três anos, houveingressos brutos …
Metodo contabil

6 dicas sobre avaliação patrimonial de empresas (valuation)

Você tem a intenção de saber qual o valor do seu negócio? Vão aqui algumas dicas importantes que…
finanças

O Valor Patrimonial das Empresas

Você sabe o que é Valor Patrimonial das Empresas? Sabe como ele é calculado ou quando é util…

Copyright © 2023 Lavoro Consultoria
Criado por Khamomila | Digital Business