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6 dicas sobre avaliação patrimonial de empresas (valuation)

6 dicas sobre avaliação patrimonial de empresas (valuation)

Você tem a intenção de saber qual o valor do seu negócio? Vão aqui algumas dicas importantes que poderão ajudá-lo a entender melhor o que vem a ser uma Avaliação Patrimonial, também chamada no mercado internacional de Valuation.

Neste artigo você encontra 6 dicas sobre avaliação patrimonial de empresas (valuation)

  1. Não se engane e não permita ser enganado
  2. Métodos para todas as empresas – Micro, Pequena, Média ou Grande
  3. O profissional certo para fazer um trabalho de Avaliação Patrimonial (Valuation)
  4. Quanto custa uma Avaliação Patrimonial de Empresa (Valuation)
  5. O que é um Laudo Técnico com Fé Pública?
  6. Porque você quer fazer uma Avaliação Patrimonial da sua empresa?

1 – Não se engane e não permita ser enganado

Não há como se elaborar uma Avaliação Patrimonial (Valuation) sem que se aplique um dos métodos oficiais de avaliação, métodos esses amplamente divulgados e defendidos por vários autores nacionais e internacionais, são eles:

Métodos para Avaliação de Empresas (Valuation)

O Método Contábil

Esse método é aplicável para empresas que possuem ativos de valores vultosos, por exemplo, máquinas, equipamentos, fornos, linhas de pintura, carros, carretas, prédios, terrenos e etc. O valor atual desses bens do ativo imobilizado são reavaliados e inseridos no patrimônio líquido da empresa, através de um balanço patrimonial especial (não se aplica a Brands/Marcas)

O Método dos Múltiplos de Mercado

Esse método se aplica em empresas cujos produtos e/ou serviços têm similares no mercado nacional e internacional. O range de múltiplos é definido pelas especificidades dos negócios e avaliado pela quantidade de EBITDA (Earn before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization), dependendo da aplicação do negócio serve para avaliação de Brands/Marcas.

O Método do Fluxo de Caixa Descontado

Esse método se aplica a qualquer tipo de empresa, inclusive Startups, pois depende de um Plano de Negócios Futuro, ou Planejamento Estratégico Plurianual. Não importa o tamanho, mas em determinados casos, de análises profundas do passado da organização. No que se aplica a Brands/Marcas é o mais utilizado, seja de uma gama de produtos, seja de apenas um produto da linha de negócios.

O Método Holístico

Esse método se aplica a empresas que tiveram suas atividades suspensas ou desativadas em um determinado momento e precisam ser avaliadas para uma dissolução parcial ou total com apuração de haveres. Esse método privilegia o passado da organização trazido a valor presente pelo Custo Médio Ponderado do Capital no tempo.

Quaisquer outras formas que não sejam estas acima, estarão sujeitas a exaustivas análises de mestres e doutores dessas áreas para que sejam aceitas e não questionadas, teórica e tecnicamente. Portanto, mesmo que sejam métodos híbridos, contemplando dois ou mais destes mencionados, ainda assim dependerão de arcabouço técnico suficiente para provar que o valor alcançado é correto e aceitável.

2 – Métodos para todas as empresas – Micro, Pequena, Média ou Grande

Esses métodos servem para avaliar qualquer tamanho de empresa, como um todo ou somente linha de produtos (também chamados Brands), seja ela Micro, Pequena, Média ou Grande. Baseando-se nas informações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a melhor forma de se avaliar o tamanho da sua empresa é através do faturamento e, por consequência, a quantidade de funcionários e o lugar que a mesma ocupa na economia da região onde está, por exemplo:

  • Micro Empresa: Empresas cujo faturamento atinge até R$ 360.000 por ano, tendo ou não funcionários.
  • Pequena Empresa: Empresas cujo faturamento está na faixa entre R$360.000 e R$ 4.800.000 por ano. Há uma pesquisa do SEBRAE que informa que essas empresas podem ter de 10 a 49 empregados, ou nenhum.
  • Média Empresa: Empresas cujo faturamento está na faixa entre R$ 3.600.000 e R$ 300.000.000 por ano.
  • Grande Empresa: Empresas cujo faturamento supera o valor de R$300.000.000 por ano.

Importante dizer que em uma avaliação patrimonial, o valor da sua empresa deverá ser amplamente defendido, e essa defesa depende de conhecimento teórico, conhecimento técnico e, tão importante quanto todos esses, o conhecimento prático do profissional na área de atuação.

finanças

3 – O profissional certo para fazer um trabalho de Avaliação Patrimonial (Valuation)

O profissional que está preparado para fazer um trabalho de Avaliação Patrimonial é aquele que possui:

Conhecimento Teórico

Que tenha formação acadêmica em Economia ou Administração e preferencialmente com pós graduação ou mestrado em Finanças Corporativas.

Conhecimento Técnico

O profissional que tem o conhecimento teórico deverá ter, também, o conhecimento técnico dos métodos, já ter aplicado e defendido junto a compradores e/ou vendedores o resultado de seu trabalho.

Conhecimento Prático

Ser um profissional com experiência de pelo menos 25 (vinte e cinco) anos de atuação no mercado financeiro e econômico, já ter vivido o ambiente de Micros, Pequenas, Médias e Grandes empresas em cargos análogos ao conhecimento exigido.

Não se engane, qualquer outro profissional que não tenha tais características não estará apto a elaborar e defender o resultado auferido. Isso poderá prejudicar a credibilidade do resultado e deixar o vendedor/comprador em uma situação bem desagradável.

empreendedores e finanças

4 – Quanto custa uma Avaliação Patrimonial de Empresa (Valuation)

O profissional que fará um trabalho como esse, com a qualidade técnica necessária e com a fidelidade aos processos, certamente não custará barato.

Mas o preço final de uma Avaliação Patrimonial não está ligada tão somente ao profissional, mas também a outros fatores, como:

  • Características de mercado da empresa avaliada (tipo de produto).
  • Tamanho de seu faturamento anual.
  • Número de funcionários.
  • Quantidade de operações (venda direta, por revendedores ou distribuidores, importação e exportação)
  • Se faz regularmente o orçamento (budget) do ano em curso.
  • Se faz o planejamento estratégico para anos seguintes, ou se tem, pelo menos um plano de crescimento seja em quantidades ou valor.

Se esse profissional está ligado a uma grande empresa, que possui um nome no mercado, do tipo Price, Ernst Young, KPMG, Deloite e outras, possivelmente você terá que investir o dobro, ou talvez o triplo pelo mesmo trabalho, porque estará pagando o peso do nome, a credibilidade que ele possui. Não estou dizendo aqui que não vale o que cobram, ao contrário, estou afirmando que cobram pelo que valem efetivamente.

5 – O que é um Laudo Técnico com Fé Pública?

Um profissional como esse, independentemente da empresa na qual esteja ligado, terá que emitir um Laudo Técnico, baseado em estudos severos das informações colhidas nas empresas e premissas sólidas por trás de cada cálculo, portanto, sua assinatura nesse Laudo Técnico tem fé pública, pela responsabilidade técnica.

Pensem bem, vocês construiriam um prédio, não importa quantos andares teria, somente com o auxílio de um mestre de obras e alguns pedreiros? Sem as plantas de um arquiteto e os cálculos de um engenheiro? Pois é, estamos falando da mesma coisa, sem a necessidade de se guardarem as devidas proporções.

6 – Porque você quer fazer uma Avaliação Patrimonial da sua empresa?

  • Tem alguma outra empresa interessada em seu negócio?
  • Você quer comprar outra empresa e quer avaliá-la?
  • Alguém está te propondo uma sociedade com a inserção de novos produtos?
  • Seu sócio está querendo comprar a sua parte?
  • Você quer comprar a parte do seu sócio?

Para qualquer um desses motivos você precisará de uma Avaliação Patrimonial completa, assinada com responsabilidade técnica. Mas e para outros casos?

  • Quero sair do negócio, estou me aposentando e quero vender, mas não sei ainda para quem e como.
  • Só quero saber, porque tenho interesse em vender parte dela mais tarde.
  • Quero saber quanto vale a minha empresa depois de todos esses anos investindo nela.
  • Só para saber.

Para qualquer um desses motivos, ou outros aqui não elencados, talvez não seja necessária a emissão de um Laudo Técnico, com responsabilidade técnica, mas somente cálculos que possam embasar a sua curiosidade, ou um valor que te dê base para discutir sobre venda futura. Nesse caso, também será necessário um profissional categorizado, mas o fato de não ter um Laudo Técnico, com a responsabilidade técnica, poderá fazer o investimento no trabalho estar mais adequado ao seu orçamento.

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