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Como estabelecer um Preço pela Empresa? – Parte 1

Como estabelecer um Preço pela Empresa? – Parte 1

No artigo anterior, falamos sobre o Valor Patrimonial das Empresas. Muitas pessoas têm dúvidas a respeito do preço pela empresa. Por isso, a seguir, você vai acompanhar uma série de quatro publicações desmembrando esse assunto e esclarecendo suas dúvidas.

Afinal, você sabe como é calculado o Valor Patrimonial das Empresas? Sabe o que representa o Valor de Liquidação? Confira em nosso blog. Boa leitura!

Preço pela Empresa x Valor de Mercado dos Ativos

O Valor de Mercado dos Ativos é a estimativa do preço possível da venda dos bens e direitos no mercado, no estado em que se encontram. Representa um valor de troca perfeitamente realizável em termos reais, podendo ser realizado no curto prazo, sendo assim, os ativos devem ser precificados de acordo com os preços verificados no mercado (preços de ativos semelhantes) e devem existir compradores potenciais para os bens avaliados, pois de nada adianta avaliar um ativo com base em seu valor de mercado se sua realização for impossível pela falta de compradores.

Preço pela Empresa x Valor de Liquidação

O Valor de Liquidação é aquele que o empreendimento teria se tivesse que ser liquidado. Como os recursos podem perder valor numa situação como esta (perdem a utilidade para o possuidor), normalmente é uma avaliação do valor mínimo de uma empresa, unidade de negócio ou ativo. O valor de liquidação é um piso do preço pela empresa, não há porque vendê-la por um valor inferior ao que pode ser apurado com o seu fechamento.

O Valor de Liquidação também pode ser definido como o montante que cada acionista comum espera receber após a venda dos ativos tangíveis da empresa e a liquidação dos compromissos com os credores e acionistas preferenciais. Alguns ativos intangíveis, como a marca, eventualmente podem ser vendidos quando da liquidação da empresa. O Valor de Liquidação é dependente do grau de controle e da ordenação do processo de venda dos ativos – ou seja, quem está vendendo é a própria empresa vendedora ou um síndico de massa falida? Qual o grau de controle sobre o processo de venda? Existe urgência na realização desta? Quanto menos poder de decisão tiver o lado vendedor, mais caracterizado estará a venda pelo Valor de Liquidação.

Diferença entre Valor de Liquidação e Valor de Mercado dos Ativos

A diferença entre o método de Valor de Liquidação e o do Valor de Mercado dos Ativos é que o primeiro pressupõe a venda forçada dos ativos de uma empresa (falência, reestruturação, encerramento de atividades, dificuldades financeiras etc), gerando valores menores do que em condições normais de venda, que seriam obtidos em condições normais.

Esta abordagem pode ser utilizada na avaliação do preço pela empresa em situação desfavorável – seja técnica, mercadológica ou financeiramente, mas que possui ativos tangíveis e intangíveis a serem considerados. Em geral, a utilização desta abordagem pode ser recomendada quando:

  1. A empresa espera interromper sua atividade e não possui expectativas de vender seus negócios – seja pelas condições da empresa ou pela falta de interessados em adquiri-la. Assim, a única forma de se obter algum recurso deste negócio é através da venda dos ativos, em conjunto para um único adquirente ou em partes para diversos adquirentes.
  1. Para avaliar empresas com desempenho econômico muito ruim – Em alguns casos extremos, a avaliação da atividade por outro método como o do fluxo de caixa descontado, poderá indicar um valor para a empresa menor do que o valor de mercado de seus ativos ou mesmo negativo. Normalmente, a empresa avaliada nestas condições apresenta patrimônio líquido negativo. Assim, a liquidação poderá ser mais vantajosa aos acionistas do que a manutenção das operações.
  1. Para avaliar ativos não operacionais: Quando uma unidade de negócio, uma fábrica, um terreno ou quaisquer ativos não forem interessantes para um comprador, porém, tais ativos fazem parte do processo de avaliação de uma empresa, os compradores podem avaliar tais ativos pelos seus valores de mercado e vendê-los posteriormente.
  1. As mercadorias ou os ativos da empresa perderam sua utilidade normal (obsolescência, inadequação técnica/produtiva ou outro fator vinculado). Um exemplo recente de obsolescência de ativos é na indústria de telecomunicações, onde muitas companhias possuem centrais analógicas que foram trocadas por centrais digitais e com a utilização de tecnologia de transmissão de dados por fibra ótica.

Como o Valor de Liquidação não representa o potencial de geração de resultados de tais ativos, esta abordagem é indicada apenas nos casos em que o comprador está interessado nas instalações físicas, nos maquinários, em itens do capital de giro e na capacidade de produção da empresa e não na sua capacidade de gerar fluxos de caixa no futuro.

O vendedor, por outro lado, pode estar interessado em vender seus ativos e não seu negócio: tais ativos podem não ser mais úteis para o vendedor ou este está necessitando de recursos para reduzir o endividamento da empresa, podendo até vender tais ativos para concorrentes diretos. (UP-TO-DATE nº 402 – Cavalcante e Associados)

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre como estabelecer um preço pela empresa, continue navegando em nosso site e conheça os serviços que disponibilizamos a você!

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